Resenha #225 1+1: A Matemática do Amor – Vinicius Grossos e Augusto Alvarenga @faroeditorial

Título: 1+1: A Matemática do Amor

Autor (a): Vinicius Grossos e Augusto Alvarenga
Lançamento: 2016
Estante: Skoob
Páginas: 256
Editora: Faro Editorial
Comprar: Amazon
Literatura: Nacional
Gênero: Infanto-juvenil, romance
Estrelas: 4,5/5

Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles… um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?


Sabe aquelas pessoas que você nunca conheceu na vida, mas que consegue te cativar mesmo assim? Pois Vinicius Grossos é uma dessas pessoas. Eu era fã dele antes mesmo de ler algum dos livros dele. Eu tenho todos os livros dele, mas não havia lido nenhum, até que, após uma leitura bem pesada (dessas que te deixam um pouco mal), eu resolvi ler algo leve e escolhi esse livro.

-Você sempre rodeia demais pra falar o que está pensando – o Lucas reclamou.-É medo.-Medo de quê?-Do futuro.


Em 1+1: A Matemática do Amor iremos acompanhar a história de Lucas e Bernardo. Eles moram numa cidade do interior, onde todo mundo conhece todo mundo e o preconceito e a fofoca é o que mais rolam por lá. Lucas é quieto e não muito popular na escola, já Bernardo é popular e amigo de todo mundo. Entretanto, mesmo sendo diferentes em tantas coisa, os dois são muito amigos desde a infância. 
Durante as  férias o Bernardo recebe de seus pais a notícia de que eles irão se mudar para Portugal. O menino não aceita a ideia muito bem e Lucas decide então que irá transformar o resto das férias  deles na melhor de todas as férias. 

[…] E eu queria ter asas. Queria poder voar para bem longe e só observar o mundo acontecer por um tempo, sem participar, sem me incluir. Assim como eu me senti quando estava no mirante…


Tudo parece ser fácil, mas durante o tempo que eles ainda tem juntos muita coisa acontece e, conforme a data da partida de Bê para Portugal se aproxima, eles percebem que o sentimento que eles pensavam se tratar apenas de amizade pode ser muito mais do que isso. Mas como reagir diante de um sentimento novo, do preconceito de uma cidade do interior e da iminente separação?

O livro é em primeira pessoa e cada capítulo é narrado por um dos protagonistas, o que nos permite sentir o que cada um deles está sentindo. E, vou contar para vocês, teve um momento em que isso não foi uma coisa boa, porque em determinada parte do livro isso me deixou com vontade de chorar e eu estava no trabalho tentando não chorar. Então, imaginem a minha cara.

Tentei dormir… Tentei apagar a dor da minha cabeça… Mas não consegui. Simplesmente não dava. E em todas as imagens que me causavam dor, o Lucas aparecia com a mão estendida. como se ele pudesse me salvar.


1+1: A Matemática do amor é um livro que fala sobre descobertas, sobre as primeiras vezes, sobre todas as formas de amor! Nele você encontrará drama, dúvidas, sentimentos, aventuras e muitas surpresas. Tem momento lindos, de muito amor, daqueles que deixa o seu coração quentinho. Mas há momentos tensos também, de batalhas que nem sempre estamos prontos para viver e que muitas vezes não é nossa culpa. Esse é um daqueles livros fofinhos, mas que tem muitos ensinamentos por trás. 

Eu já disse que era fã do Vinicius antes mesmo de realmente ler algum livro dele, agora que eu já li o livro dele eu posso dizer que estou completamente apaixonada pela escrita dele, assim como a do Augusto. Os meninos escreveram esse livro com uma sutileza maravilhosa. 1+1: A Matemática do amor é um daqueles livros que você carregará dentro da alma para sempre.

Ok. Esta era outra realidade.E ok… Ela me assustava… Me inquietava…Mas eu poderia dizer, com segurança, que era mais feliz nela.


Estava tudo ali, estampado como um filme: os sorrisos, os olhares, as brincadeiras. A cumplicidade,  amizade… O ão assustador amor.


Essa edição da Faro esta linda, completando ainda mais a perfeição que é esse livro. A capa é linda e com alto relevo e dentro dele há algumas ilustrações no início de cada capítulo. As folhas são de papel amarelado e as letras estão num tamanho maravilhoso para quem é cegueta como eu e gosta de ler em local mal iluminado.
Recomendo essa belezura para todo mundo. É uma leitura leve e bem gostosa, cheia de aprendizados e descobertas. Vale muito a pena a leitura.

Beijos a até a próxima!

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram

Editora Parceira

Aliança de Blogueiros

Arquivo