Resenha #239
Esse Turu Turu – Raffa Fustagno @ed_foradacaixa

Título: Esse Turu Turu
Autor (a): Raffa Fustagno
Estante: Skoob
Lançamento: 2019
Páginas: 234
Editora: Fora da Caixa
Comprar: Amazon
Literatura: Nacional
Gênero: Romance, infantojuvenil
Estrelas: 4,5/5

1994. O ano em que começa a história da Leah.Uma adolescente da zona sul do Rio de Janeiro, de quase 15 anos, que ao mudar de escola se encanta de imediato por Lucas, o irmão de sua mais nova melhor amiga.
São tantas as complicações nessa idade, que além de nunca ter beijado ninguém antes, lidar com uma paixão não correspondida não é exatamente o que ela precisa.
Entre cartas para seu amor e seus desafetos – que jamais deveriam ser lidas em voz alta-, e eventos marcantes que ocorreram nesse ano, a trama é embalada por músicas da sua dupla preferida, Sandy e Junior.
Aventure-se nesse mundo romântico, talvez nem tanto, e seja levado de ao passado com uma trilha sonora de fazer todo mundo pular.
5…4…3…2….1!


Sabe aquele livro leve e com uma história que te prende desde o início? Pois hoje eu vim falar de um desses livros. Esse Turu Turu é o novo livro da Raffa Fustagno e traz a melhor história sobre adolescentes que eu li esse ano!

Em Esse Turu Turu nós iremos conhecer Leah, uma adolescente prestes a completar quinze anos que irá começar o segundo grau numa nova escola, com novos amigos, um novo curso de inglês e de quebra ainda é bv. No início das aulas a menina conhece Lucas, um menino lindo e seu primeiro amor, mas Leah também conhece Rodrigo, que parece nutrir sentimentos por ela. 

É muito louco dizer que eu quero parar a aula e dar um beijão nele? Porque, assim, ele é perfeição pura, ele faz tudo, ele é lindo. 

Às voltas com seu amor não correspondido por Lucas e tentando se livrar de Rodrigo, Leah acaba fazendo cada vez mais burrada atrás de burrada. Tudo em nome do amor. E, junto a tudo isso, ela terá ainda que lidar com Jéssica, outra aluna nova na escola e com quem ela de cara já não gosta.  Além disso, ela escreve cartas de amor e desafetos que ela nunca envia para seus destinatários.

Durante a leitura nós acompanhamos cada uma das ideias mirabolantes de Leah com uma trilha sonora de Sandy & Junior, de quem nossa protagonista é muito fã. Para quem é da época em que a dupla era sucesso, fica difícil não acompanhar a história cantando as músicas a cada capítulo. Além disso, temos também várias referências da época em que o livro se passa, 1994, como a morte de Kurt Cobain, a copa do mundo e bandas da época.

Não sei o que ela pensa de mim, mas sei que, por enquanto, não a verei mais como a menina mais bacana da escola. Ela agora é a irmã do carinha que eu quero e que, pelo jeito, não está nem um pouco na minha.

A escrita da Raffa é bem fluida e eu acabei o livro em um dia. Ela criou personagens bem reais e que eu consegui imaginar como alguém que eu conheceria na época da escola, apesar de que se eu fosse a Wanessa não aguentaria a Leah. 

O livro é bem rápido e você fica tão entretido na leitura querendo saber qual a próxima ideia da Leah, mas você também vai passar um nervosinho com ela, pois ela tem algumas ideias que qualquer um vê que não vai dar certo, mas ela continua insistindo. E eu preciso confessar que, apesar do nervoso, me diverti bastante. E um ponto que eu amei na história foi o final, que foi algo totalmente diferente do que eu achei que seria.

Se você quer um livro leve, rápido de ler e que vai te divertir, Esse Turu turu é o livro certo. A autora soube combinar a dose certa de drama, romance, confusão e amizade fazendo uma história marcante e que fará você se lembrar da sua adolescência com saudade!

Beijos e até a próxima!

Leia também

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Editora Parceira

Aliança de Blogueiros

Arquivo