Resenha #244
Confidências de Uma Ex-Popular – Ray Tavares @galerarecord

Título: Confissões de Uma Ex-Popular
Autor (a): Ray Tavares
Estante:Skoob
Lançamento: 2019
Páginas: 434
Editora: Galera
Comprar:Amazon
Literatura: Nacional
Gênero: Romance
Estrelas: 5/5

Da autora de Os 12 Signos de Valentina. Mais de 4 milhões de leituras no Wattpad.Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer? Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico. Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular.  Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros? Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros?

***

Livro recebido em parceria com a autora.

Todo mundo que acompanha o blog há algum tempo sabe que eu amo os livros da Ray Tavares, então não preciso nem dizer que eu estava ansiosa para ler Confidências de Uma Ex-Popular. E de antemão já lhes adianto, eu amei esse livro!

E se você ainda não leu nenhum livro da Ray e não faz ideia de quem é ela, aqui no blog já tem as resenhas dos outros dois livros físicos dela, Os 12 Signos de Valentina e Heroínas. Tenho certeza que você vai amar algum dos livros dela, ou todos!

Em Confidências de Uma Ex-Popular iremos a companhar a história de Renata Vincenzo, uma garota rica que, após ser expulsa de seu antigo colégio, é matriculada contra sua vontade no Internato Nossa Senhora da Misericórdia. Seus pais acham que o internato é a última chance de sua filha que, com 17 anos, já estava passando dos limites com suas ações e que um colégio interno católico seria a solução.

Ao ser deixada sozinha por seus pais num colégio novo onde ela não conhece ninguém e onde os estudantes parecem não gostar dela nem um pouco, Renata se sente abandonada por todos. Seus pais a largaram lá só, seus amigos não atendem mais suas ligações e seu ex-namorado, que foi quem lhe arrumou toda essa confusão, está contando mentiras a seu respeito.

Porém, conforme os dias vão passando, Renata começa a perceber que ela não precisa ser a menina arrogante e desinteressada que era. Ali ela conhece um novo mundo com pessoas totalmente diferentes das que ela conhecia, que mesmo sendo todos muito ricos, eles não são babacas. E é então que ela começa a realmente se dedicar.

E dentre todas as aulas, a de literatura é a que Renata mais se dedica, pois, apesar de não deixar ninguém saber, ela sempre foi uma leitora assídua. Com uma professora que faz com que os alunos leiam livros polêmicos, fora de suas zonas de conforto e que rompam a bolha da alta sociedade, a menina começa enfim a pensar em seu futuro.

Quando a professora de literatura é demitida de maneira suspeita, Renata se junta a Guilherme, o menino mais bonito e inteligente do colégio e bolsista, para descobrir o que realmente aconteceu para que a professora mais amada da escola fosse embora.

Em meio a muita confusão, um conselho secreto, festas clandestinas e muito romance a ‘Barbie’, que é como sua colega de quarto Lívia a chama, vai descobrir um segredo bem maior do que uma simples demissão de uma professora de literatura.

Eu sei que já disse isso, mas vou repetir. Eu amei esse livro e quem segue o instagram do blog deve ter visto nos stories da semana passada a minha reação ao terminar a leitura. A Ray tem uma escrita maravilhosa e bem fluida, que não deixa você perder o interesse em momento nenhum. E confesso que precisei me forçar a largar o livro e ir dormir. A diagramação está ótima e a capa é um arraso!

Com temas importantes nos dias atuais, a Ray nos traz de forma divertida, mas sem perder a seriedade, assuntos como nepotismo, machismo, relacionamento abusivo e problemas familiares. A autora escreve com humor utilizando uma linguagem atual e cheia de referência a memes que vai tirar risada de qualquer pessoa.

Os personagens femininos da Ray, em sua maioria, são sempre cheios de atitudes e empoderamento e nesse livro não poderia ser diferente. A Renata é uma personagem que sabe, na maioria das vezes, o que ela quer, mas quem rouba a cena aqui é Lívia, sua colega de quarto. Se eu pudesse escolher alguém para ser minha amiga na escola e andar com ela na hora do recreio, essa pessoa seria a Lívia. Ela é lésbica, empoderada, é quem abre os olhos da Renata para muitas coisas e, acima de tudo, é uma grande amiga.

Apesar da Lívia roubar grande parte das cenas, temos outros personagens que também chamam a atenção. Temos Mirella, que começa o livro não fedendo e nem cheirando, mas que acaba por se tornar alguém muito importante para Renata, e Guilherme, que chama a atenção da Barbie desde o momento em que ela põe os olhos nele e mesmo tentando a todo custo ficar longe dele, ela não consegue.

Agora algo muito importante que precisamos conversar, o final do livro. Eu só queria saber porque a dona Ray Tavares gosta de fazer os leitores sofrerem. Que final foi aquele? Por quê? A Bienal está chegando e meu foco é encontrar a Ray e perguntar: Por quê?

Beijos e até a próxima!

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram

Editora Parceira

Aliança de Blogueiros

Arquivo