Resenha #254
O Dia Depois do Fora – Laura Conrado

Título: O Dia Depois do Fora
Autor (a): Laura Conrado
Estante: Skoob
Lançamento: 2019
Páginas: 266
Editora:  Bertrand Brasil
Comprar: Amazon
Literatura: Nacional
Gênero: Romance,
Estrelas: 4,5/5

Novo livro de uma das mais populares autoras brasileiras da nova geração. Prestes a se formar em odontologia, primeira na família a conquistar um sonhado diploma, Melissa está no caminho certo. Boas notas, vários artigos publicados em revistas científicas, um namorado perfeito. Aos 23 anos, ela só consegue olhar para a frente. Mas quando Fred, o fisioterapeuta que conquistou seu coração, resolve terminar tudo, o único futuro da menina parece estar ligado ao passado. Melissa fica presa em um looping temporal, fadada a reviver eternamente o dia depois do fora, até aprender com seus erros. Agora Melissa precisa deixar de lado o motorzinho e investir em restaurações bem mais complicadas. A começar pelo relacionamento com a família, com quem sente não ter mais nada em comum. Aos poucos, Melissa resgata a amizade com a irmã e o orgulho de ser filha de pais simples, mas batalhadores. E a vida profissional sofre uma repaginada, com a menina enfrentando, por fim, o medo da prática clínica. Melissa também acha tempo para voltar às boas com a melhor amiga, a muambeira Luane, e encontrar o amor verdadeiro depois de descobrir o que é amor. Afinal, tempo agora é algo que Melissa tem de sobra. Será mesmo?

***

A resenha de hoje é de mais um dos livros adquiridos na Bienal do Livro do Rio desse ano. Eu comprei o livro no estande da editora e já aproveitei que ia autografar outro livro da autora, Heroínas que já tem resenha aqui no blog, para autografar esse também.

Para quem acompanha o blog há algum tempo já deve saber que muitas vezes eu compro livro pela capa e esse foi uma dessas compras. Então eu não fazia ideia de sobre o que o livro falava, mas tive uma surpresa maravilhosa.

Em O Dia Depois do Fora iremos acompanhar Melissa que acabou de levar um fora do seu namorado ao fim de um encontro. Ela é uma pessoa um pouco do que chamamos de insuportável. Tem vergonha de suas origens, não conta para os amigos de faculdade que mora numa comunidade, nunca apresentou o namorado para sua família e somente porque cursa odontologia se acha melhor do que Luane, sua ex-melhor amiga.

Quando a menina acorda no dia seguinte ao fora, um domingo, ela vive sua vida normalmente. Acorda com o perfume forte de sua irmã, almoça com sua família (devo frisar que a família dela é bem estranha e complexa) e sai para balada, mas não conta para sua família que terminou com o namorado que até então ninguém conhecia.

No dia seguinte, Melissa acorda atrasada para ir para a faculdade, xingando todo mundo por não terem acordado ela a tempo e já vai se arrumando para sair. É quando ela percebe que ainda é domingo, o domingo após o fora. A princípio ela acha que é um déja vu e continua sua vida normalmente.

No dia seguinte, eis que melissa acorda mais atrasada ainda do que no dia anterior e começa a se arrumar para ir para faculdade, porém, ainda é domingo, pela terceira vez. E dessa vez ela acaba conhecendo a Auxiliadora, que está ali para ajudar ela a consertar alguns erros na sua vida que são bem óbvios para qualquer um, menos para Melissa.

E nessa de consertar atitudes e mudar muitas coisas que ela fez e faz se vão vários domingos. Até que ela se torne uma pessoa melhor. O caminho dela não é nada fácil. Melissa não é a melhor pessoa do mundo, mas, com uma ajudinha ela consegue enxergar suas atitudes melhor.

No início do livro Melissa é uma pessoa egoísta que tem vergonha de suas origens, ao ponto de não trazer o namorado em casa para conhecer sua família e menos ainda contar onde realmente mora para o rapaz (que na minha opinião tinha toda razão de terminar com ela). Mas com o decorrer da história nós acompanhamos o amadurecimento dela e toda sua mudança.

O livro tem momento bem engraçados, principalmente com a Luane que é muambeira e uma personagem incrível, ela era melhor amiga da protagonista, mas por causa de uma briga a amizade acabou. Temos também a Michele, irmã de Melissa, dona de uma voz incrível e que por conta das atitudes da protagonista acaba se afastando da irmã, mas essa é uma das coisas que Melissa precisa resolver.

A autora escreveu uma história incrível e bem diferente, eu nunca li nada parecido. A escrita da Laura é bem fluida e eu devorei o livro rapidinho e fique querendo mais. Para um livro que eu compre apenas pela capa, eu fiquei bem surpreendida pela história. E falando da capa, que arte maravilhosa. Tem tudo a ver com a história. A diagramação do livro também está ótima e a Bertrand mais uma vez arrasou.

Eu recomendo o livro para quem quer passar um tempo lendo um livro engraçado e com bastantes ensinamentos, com personagens reais e incríveis e com uma família diferente, mas que é bem comum. É uma leitura rápida e bem mágica e ao mesmo tempo fofa!

Beijos e até a próxima!

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Editora Parceira

Aliança de Blogueiros

Arquivo