Primeiras Impressões Anime (Abril/2020): Arte


Título: Arte
Gênero: Dama, Histórico, Romance, Seinen, Slice of life. 
Autor(a): Kei Ohkubo 

No século 16, a cidade de Florença floresce com um renascimento cultural e criativo em comemoração ao Renascimento. Arte, uma jovem encantadora de uma família aristocrática, sonha em ser uma artista e contribuir para a renovação da civilização. No entanto, com a morte de seu pai, ela acaba perdendo a única pessoa que acreditava em sua paixão pela arte. Agora, espera-se que ela se case com um nobre e viva como uma dona de casa refinada, sem desonrar o nome de sua família. Relutante em aceitar seu destino, a teimosa Arte entra nas ruas em busca de um mestre artesão para levá-la como aprendiz. Em sua busca por um mentor, Arte tem que enfrentar uma dura realidade quando é completamente evitada por ser uma artista feminina. Ninguém acredita que as mulheres são capazes de um bom artesanato e, portanto, nenhuma está disposta a aceitá-la. Felizmente, um renomado artesão chamado Leo é convencido a tomá-la como discípula, já que ele não tem nenhum. E assim começa a nova vida de Arte, longe do conforto de sua nobre educação. Como aprendiz, ela deve se sustentar enquanto enfrenta vários desafios ao longo do difícil caminho para se tornar um mestre artesão de pleno direito.

Fonte: MAL

Arte é uma jovem nobre de 14 anos, ainda que que família não seja muito rica, do século 16. Ela tem um amor enorme pelas várias formas de arte, principalmente a pintura. Com o falecimento do pai, a mãe queima todos os seus desenhos e lhe diz que se ela quer ter uma vida decente, a única escolha é que algum cavalheiro tenha interesse nela para desposá-la.

Arte não se conforma com isso, e por isso saí a procura de ser aprendiz de artesão em uma oficina. Mas nenhum dos mestres a quer por um simples fato: ela é mulher. Irritada com isso, ela corta o próprio cabelo. Quase corta os seios se não fosse parada por Leo.

Leo então a leva para sua oficina, a qual dá uma olhada em seus desenhos e lhe passa a tarefa de fazer vários quadros brancos até a manhã do dia seguinte, crente que Arte desistiria. Eis a sua surpresa ao encontrar todos os quadros prontos, e Arte ainda lá. Ela lhe conta que quer ser independente, trabalhar e se sustentar com o que ama: a arte. Leo, vendo sua determinação, a aceita como aprendiz de artesão. Assim começa a trajetória de Arte em busca de realizar seu sonho.

Arte é um anime que ao mesmo tempo é o que eu esperava, pela sinopse, mas também me surpreendeu em vários pontos. Eu enrolei bastante pra começar a assistir, mas quando eu comecei, viciei.

Arte é um protagonista muito determinada, forte, teimosa, que decide construir seu próprio destino. Ela também é muito meiga, estabanada e risonha. Ela trabalha duramente e alegremente na oficina do Mestre Leo. Ela sofre muito preconceito por parte de outros mestres e aprendizes, mas não se deixa abater e continua em frente, em busca de seu objetivo.

Leo é um Mestre-Artesão de uma pequena oficina em Florenza. Ele é carrancudo, mal-humorado, mas um homem justo, sendo um ótimo mentor e protegendo Arte. Ele a ensina sobre tudo, e lhe incentiva muito a conseguir realizar as próprias coisas.

O anime traz várias informações reais sobre a época: as vestimentas, as tradições, o cotidiano de Florenza, como funcionava as oficinas de artesãos. Tudo isso enriquece o anime. Além disso, os personagens são muito carismáticos, as pinturas são lindas. O design do anime é bonito e agradável, a animação é meio parada, mas para a proposta do anime, acredito que faz o trabalho. A trilha sonora poderia ser melhor, trazendo mais musicas dessa época.

No geral, Arte é um anime com um pano de fundo histórico, trazendo uma protagonista muito forte, que enfrenta vários preconceitos em busca de seu sonho. Com personagens carismáticos, uma história com momentos de leveza, bom-humor, mas também um ótimo peso dramático.

Estou adorando assistir e espero ansiosa pelos novos capítulos. Beijinhos e até a próxima o/

Simone Haru

Simone Haru

Hellou! Sou Simone, idade acima dos 18 anos, moradora da cidade das Mangueiras e do Círio de Nazaré, Leitora e Otaku desde que me lembro. Atualmente amo romances de época, policial e romance dark, além de mangás e novels asiáticas, mas tenho a mentalidade de que se for interessante para mim, eu leio. Amo assistir animes, e gosto de ver doramas, séries e filmes de vez em quando.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos