Resenha #271 Etama – J.J. Alves

Título: Etama
Autor: J.J. Alves
Lançamento: 2020
Estante: Skoob
Páginas: 70
Editora: Independente
Comprar: Amazon
Literatura: Nacional
Gênero: Fantasia
Estrelas: 4/5

Esse ciclo de 10 anos é coroado com a história de Amanara, Fogaréu e do próprio mundo de Etama. A obra traz para o leitor uma aventura repleta de temas ecológicos e conflitos que envolvem os personagens. Desde meu primeiro livro, Crônicas de Iaça, em 2009, venho exercitando minha escrita, enquanto caminho pelas areias movediças e instáveis do tempo. Aliás, há em Etama um deserto, fruto da ambição dos Caris (homens brancos), e que necessita perecer para que algo novo renasça. Esse renascimento viverá no coração da Elemental da Água Amanara.

***

Quem acompanha o instagram do blog deve ter visto um post que eu fiz essa semana sobre financiamento coletivo onde eu mostrava alguns dos livros que eu adquiri assim. E dentre os livro estava Etama, que eu trouxe a resenha para vocês hoje.

Etama conta a história de Amanara. Ela é a última elemental do elemento água, num mundo que não é mais seguro para os elementais. Sua mãe sempre lhe disse que ela não devia ultrapassar os muros de Endir, o último refúgio seguro na terra.

Amanara quer conhecer o mundo fora dos muros e um dia ela decide que chegou o momento de dar uma volta do lado de fora e saber como é lá e porquê é tão perigoso. A princípio ela não acha nada de perigoso e continua sua jornada. Até que ela ouve um pedido de ajuda e resolve ver quem precisa dela, mas o que ela não esperava é que esse pedido de ajuda poderia ser uma armadilha.

Eu vou contar só até aí, pois o livro é bem curtinho, só tem 70 páginas, e mais do que isso será spoiler. Mas já dianto que esse livro foi uma completa surpresa para mim, pois eu realmente não sabia muito a respeito da história, somente que era uma fantasia nacional. E me deparei com uma fantasia gostosa de ler e bem rapidinha, mas com todo um universo que, se o autor publicar mais livros, tem um potencial enorme de expansão.

O livro é bem curtinho, então não temos uma profundidade muito grande dos personagens, mas o autor nos apresenta a todo o universo de maneira bem satisfatória antes de realmente começar a história da protagonista. Isso nos ajuda a entender os termos e eventos que aparecem na história.

Etama, como eu já disse, foi publicado a partir de financiamento coletivo e eu não me arrependo nem um pouco de apoiar esse projeto. (Para quem não conhece essa modalidade de publicação eu vou explicar. O autor lança o projeto do livro na plataforma de financiamento, que nesse caso foi o catarse, e nós, leitores, ajudamos a publicação com o valor que melhor se encaixe no nosso bolso. Mas cada valor tem uma recompensa geralmente.)

Etama é uma fantasia gostosinha e que dá para ler rapidamente, em uma hora eu li o livro. Ela nos prende já no início da história e só o largamos quando acaba a leitura. Eu recomendo para quem quer começar a ler fantasia, pois ela é bem simples e sem muito aprofundamento do universo. Mas ainda assim tem um potencial bem grande, caso tenha mais livros.

Beijos e até a próxima!

Bell

Bell

Sou Bell Paula, tenho 28 anos e sou Bacharel em química e estudante de Tecnologia de Processos Químicos. A leitura está presente na minha vida desde criança, quando meus pais compravam para mim os gibis da Turma da Mônica, isso com meus 8 anos. Apaixonada por série que ninguém conhece, filmes clichês e músicas estranhas, tenho no manuscrito um lugar para falar das minhas leituras e compartilhar minha paixão. Amo livros de YA, romance e fantasia, mas adoro um bom clichê.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Categorias

Editora Parceira

Aliança de Blogueiros

Arquivo