Resenha #273 HAIKYUU!!


Título: Haikyuu!!
Gênero: Comédia, Drama, Escolar, Shounen, Esporte.
Autor(a): Haruichi Furudate
Publicado: Weekly Shonen Jump
Lançamento: 2012
Estrelas: 5/5

Após ver o “Pequeno Gigante” na TV, Hinata Shouyou se apaixonou pelo vôlei. Porém, ele é o único membro do clube da escola. Após 3 anos, ele finalmente completa o time e vai para o Torneio de Primavera. Lá, foi derrotado pelo time de Kageyama Tobio, um levantador conhecido como “Rei da Quadra”. No ano seguinte, Hinata entra no time de vôlei do Colégio Karasuno, onde o “Pequeno Gigante” jogou, apenas para derrotar o seu rival, Kageyama. Chegando no colégio, eis a surpresa: Kageyama também tinha entrado no mesmo time! E agora, terão que trabalhar juntos com seus companheiros de time se quiserem vencer os torneios de vôlei do Ensino Médio.

Haikyuu!! mostra todo o caminho de Hinata Shouyou em busca do seu sonho: se tornar o próximo “Pequeno Gigante”. Contudo, ele sabe das suas limitações: Não tem altura para ser um atacante. Por isso ele possui outra arma: Um pulo bem alto, o que o permite atacar. Porém, após perder (de forma massacrante) o primeiro jogo contra o time do Kageyama Tobio, Hinata percebeu que precisa mais do que entusiasmo para perseverar no vôlei.

Kageyama é um excelente levantador, considerado um gênio em sua posição. Porém, ele fica dando ordens aos seus colegas de time, fazendo com que tenha o apelido de “Rei da Quadra”, demonstrando que nenhum deles gosta do Kageyama.

Era o destino (como sempre) dos dois se encontrarem, pois no ano seguinte, no Colégio Karasuno, eles se esbarram no clube de vôlei. Aqui, conhecemos os outros personagens: o capitão Sawamura Daichi, o levantador Sugawara Koshi, o atacante Tanaka Ryunosuke, o líbero gênio Nishinoya Yu, e o atacante e Ás do time, Azumane Asahi. Junto com o Hinata e Kageyama, entra para o time Tsukishima Kei e Yamaguchi Tadashi.

E assim começa toda a evolução de cada um dos personagens, individualmente e como um time. Observar eles aceitando as próprias limitações, mas sempre crescendo, treinando, se esforçando e focando pra sempre melhorar no que puder é maravilhoso. É ótimo ver que tem uma rivalidade saudável dentro do time, o que os impulsionam a irem mais alto e mais longe.

Isso sem acrescentar o humor, que é sensacional. Faz você rir muito (sério, eu chorei de tanto rir), pois são realizadas no tempo certo e de uma forma inteligente. Há também os momentos tensos, de ação, de drama, emocionantes e de reflexão. Tudo foi bem pensado pra você sentir as emoções dos personagens como se fossem suas.

Todos os adversários e rivais são bem construídos, contendo sua própria força e personalidade, acrescentando ainda mais emoção e peso à história. As relações da Karasuno com os outros colégios são ótimos, variando entre comédia, drama e partidas. E que partidas!!! Cada uma é de tirar o fôlego. Você fica torcendo, vibrando, chorando, roendo as unhas, e mais um mix de emoções a cada jogo.

Além do vôlei, temos a rotina escolar, pois todos são alunos do Colegial (seria o Ensino Médio no Brasil). Eles se relacionam com os professores, colegas de classe, amigos, passeiam para outros lugares, compram coisas, voltam para a própria casa. E claro, estudar e fazer as provas faz parte dessa rotina, pois todos necessitam de boas notas, se quiser continuar jogando. É ótimo ver o lado estudantil deles, dá um ar de normalidade aos personagens.

Eu simplesmente amo TODOS os personagens: os principais, os secundários, os rivais, os ajudantes, entre outros. Eles são incrivelmente carismáticos, cada um com a sua própria personalidade, e sempre contribuem de alguma forma na história, mesmo que seja uma parte bem pequena.

Mesmo que você não goste de tal personagem, ele (a) acaba te conquistando de alguma forma, que você só nota quando já está totalmente envolvida (o). Amei como foi mostrada a história de cada um deles e o caminho que os levou até o vôlei. Seja por um motivo raso ou profundo, cada um tem a sua própria motivação para jogar.

Haikyuu!! é um mangá maravilhoso, com um ótimo enredo, muito carisma, humor, drama e partidas de vôlei emocionantes. Atualmente está na sua 4º temporada de anime, além de ter OVAS e filmes.

Simone

Simone

Sou Simone, 28 anos, Fisioterapeuta, Leitora e Otaku desde criancinha. Adoro ler romances de época, policial e dark, mas também leio outros gêneros. Sou apaixonada por light novels, livros, mangás e animes.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Categorias

Editora Parceira

Aliança de Blogueiros

Arquivo