Resenha #287 Os Reis – Julio Cortázar

Título: Os Reis
Autor: Julio Cortázar
Lançamento: 2001
Estante: Skoob
Páginas: 82
Editora: Civilização Brasileira
Comprar: Amazon
Literatura: Internacional
Gênero: Clássico
Estrelas: 4/5

Sinopse: Julio Cortázar reescreve o encontro de Teseu com as outras personagens do mito grego do Minotauro. Por meio de diálogos ágeis, reflete sobre temas angustiantes e recorrentes na história da humanidade.

Esse ano eu me propus a ler mais clássicos e livros que estão fora da minha zona de conforto. Então foi assim que, num surto de tentar concluir essa meta (pois eu adoro flopar metas), eu enchi minha wishlist da Amazon de livros totalmente fora da minha zona de conforto e sempre que há promoção compro um dos livro da lista.

Em Os Reis, Julio Cortázar recria o mito grego do Minotauro e nos apresenta uma história alternativa a que já conhecemos. Minotauro, preso no labirinto e recebendo do rei Minos jovens como sacrifícios humanos, para que assim ele não se revolte e instaure o caos.

É então que o jovem herói e matador de monstros ateniense Teseu se oferece para a tarefa de matar o temido monstro e libertar seus compatriotas atenienses de serem sacrificados e segue em direção ao labirinto, certo de que derrotará o monstro facilmente. Sua única preocupação é como sairá do labirinto. Preocupação essa resolvida com um novelo de lã que foi preso ao início do labirinto.

A história recriada por Cortázar traz diálogos muito elaborados e mais complexos que o mito original, nos envolvendo de forma que não consigamos largar o livro em momento nenhum. Os diálogos são envolvente e ficamos presos nas conversas entre Ariadne e rei Minos e do rei Minos com Teseu e deste com o Minotauro.

Vemos que as vezes nem tudo é como realmente aparenta e nem todos são exatamente monstros e nem todos são exatamente heróis. Julio Cortázar nos apresenta um história inteligente, com diálogos bem elaborados e de leitura fácil. Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor e já sei que virei fã.

Essa é uma leitura rápida, fluida, com diálogos bem elaborados e uma história que, apesar de pequena, é bem construída e inteligente. Recomendo para quem quer começar a ler sobre mitologia grega e clássicos.

Beijos e até a próxima!

Bell

Bell

Sou Bell Paula, tenho 28 anos e sou Bacharel em química e estudante de Tecnologia de Processos Químicos. A leitura está presente na minha vida desde criança, quando meus pais compravam para mim os gibis da Turma da Mônica, isso com meus 8 anos. Apaixonada por série que ninguém conhece, filmes clichês e músicas estranhas, tenho no manuscrito um lugar para falar das minhas leituras e compartilhar minha paixão. Amo livros de YA, romance e fantasia, mas adoro um bom clichê.

Leia também

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Arquivos