Resenha #298 Mangá: KIMI NI TODOKE


Título: Kimi ni Todoke
Autor: Karuho Shiina
Design: Karuho Shiina
Gênero: Romance, Escolar, Shoujo, Slice of Life
Editora Japonesa: Shueisha
Ano de lançamento no Japão: 2005 a 2017
Nº de volumes no Japão: 30 (Completo)
Editora Brasileira: Panini
Ano de lançamento no Brasil: 2011 a 2018
Nº de volumes no Brasil: 30 (Completo)

Sawako Kuronuma – apelidada de Sadako por seus colegas de classe por sua semelhança com o personagem do de um filme de terror – sempre foi temida e incompreendida por causa de sua aparência; os boatos na escola dizem que ela é capaz de ver fantasmas e amaldiçoar pessoas. Porém, apesar da sua aparência assustadora, ela é, na verdade, uma garota muito gentil e tímida, que só gostaria de fazer amigos e ser admirada pelos outros. Quando o seu ídolo, o popular Kazehaya, começa a falar com ela, tudo muda. Ela começa a fazer novos amigos e a conversar com pessoas diferentes. Eventualmente, ela e Kazehaya lentamente se apaixonam, enquanto têm que superar diversos obstáculos em seus caminhos.

Eu confesso que sou muito apaixonada por esse shoujo (tanto que tenho a coleção completa), porque é um pouco diferente dos que eu costumo ler, apesar de claro, ter os clichês de sempre.

Tudo começa com a Sawako, que foi apelidada de Sadako devido a semelhança física com a personagem de Ringu (ou O Chamado, no Brasil), e assim surgiu vários boatos ao seu redor, o que acabou a distanciando das outras pessoas. É realmente uma situação muito triste, pois ela é uma pessoa muito doce, tímida, amável, fofa, honesta e linda, que só quer fazer amigos (*snif snif*). Gente, não tem como você não gostar da personagem. Dá vontade de colocar ela num pote de tão fofa que ela é. Ela também é MUITO INGÊNUA no quesito amor. É bem típico de shoujo, mas a forma como foi explorada essa característica dela pela autora para as cenas cômicas ou cenas de aprendizado foi muito bem encaixado e executado.

Então, Kazehaya acaba se aproximando dela. Ele é o rapaz super popular na escola. A Sawako é muito fã dele no quesito de se inspirar nele para fazer amigos (já disse que isso é triste?). Sabe aquelas pessoas que quando sorriem parecem um sopro de vento refrescante?, é essa a minha impressão dele. Mas ao longo do mangá fui descobrindo mais características dele: que é um jovem fofo, é um cavalheiro, prestativo, tímido, sincero, e também teimoso.

Eu acho a relação deles muito fofa, porém meio lenta; o que é bem compreensível, já que nenhum deles é experiente no quesito amor. A construção e evolução desse romance ao longo do Ensino Médio é bem parecido com a vida real, principalmente se você é uma pessoa mais tímida. Eu me identifiquei com várias situações no mangá. Fora que tem toda a rotina desses anos, principalmente com o Vestibular.

O diferencial é que os personagens secundários tem bastante desenvolvimento no mangá. Enquanto se desenvolve o romance entre os protagonistas, também se desenrola o romance do outros personagens. Eu realmente acredito que são três histórias num só mangá, de tão bem explorado que foi. A autora trabalhou de forma brilhante nesse aspecto, o que não deixa a sensação de “enfeite” nos outros personagens.

O descobrimento dos sentimentos, dúvidas, tristezas, alegrias, brigas, conversas, mal entendidos, os erros, os acertos, tudo isso foi colocado numa forma bem elaborada, sem ser forçado, de forma que a história flui naturalmente. As partes cômicas são muito engraçadas, assim como as partes mais dramáticas e triste nos fazem ir as lágrimas. O traço da autora é bonito, o que ajuda a leitura ficar ainda mais agradável.

Kimi ni Todoke é um shoujo maravilhoso, com um ótimo desenvolvimento dos personagens, um romance natural, com muito humor equilibrado com o drama. Eu super recomendo a leitura <3

Beijinhos e até a próxima o/

Simone

Simone

Sou Simone, 28 anos, Fisioterapeuta, Leitora e Otaku desde criancinha. Adoro ler romances de época, policial e dark, mas também leio outros gêneros. Sou apaixonada por light novels, livros, mangás e animes.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Categorias

Editora Parceira

Aliança de Blogueiros

Arquivo