
Temos aqui uma verdadeira joia, segundo o jornal New York Times, e de acordo comigo, Júlia, que escreve esta resenha para vocês.
Eu estou apaixonada por este livro e pela história de Khalid e Sherazade. Em A Fúria e a Aurora lemos uma fascinante releitura da coleção de contos populares do Oriente Médio e do Sul da Ásia, ou seja, o famoso Mil e Uma Noites.
Neste romântico livro também encaramos uma Sherazade — protagonista da antiga coleção e atual duologia — corajosa, bela e inteligente. Não sei se no conto original ela buscava uma vingança, mas aqui nossa protagonista está com este plano. Sua melhor amiga foi morta pelo cruel Califa de Khorasan e Sherazade se oferece para ser a próxima noiva depois de muitas que se casaram com ele não acordarem para ver o dia seguinte.
Quando chega ao palácio, Sherazade tem atitudes diferentes. Ao passar a noite com o Califa Khalid, começa a contar-lhe uma história e ao fazer isto, uma nova aurora surge, e outra, e mais outra. Com o passar do tempo, Sherazade percebe que entregou seu coração para o Monstro de Khorasan, e Khalid percebe que não pode retirar mais uma vida.
Minhas considerações sobre o livro? Perfeito, incrível, amável e muitas outras coisas boas.
No começo nós queremos matar Khalid, porque é claro que é ele que assassinou as outras esposas. Acontece que, apesar de ele ser um monstro, ainda há humanidade nele e nossa protagonista enxerga isso através daqueles olhos dolorosos e tristes, o que no decorrer da trama também conseguimos ver. Nós conhecemos a personalidade de ambos e como completam-se. Descobrimos segredos nas quais nos tocam, surpreendem e até nos agonizam.
Renée Ahdieh fez um ótimo trabalho ao explorar as facetas do conto de Mil e Uma Noites transformando-o não só num jogo de poder trágico, mas um jogo de amor clássico como dito pelo Us Weekly. A Fúria e a Aurora nos pega e joga diretamente em um mundo totalmente diferente com desertos, paredes de mármore, comidas afrodisíacas, roupas tradicionais, títulos, armas e tradições do mundo Oriental.
Eu fiquei encantada e espero que vocês leiam e se encantem tanto quanto eu.
Então, tenham uma boa leitura.