Resenha #366 As 29 Poetas Hoje – Org. Heloisa Buarque de Hollanda @CiaLetras

Resenha #366 As 29 Poetas Hoje – Org.  Heloisa Buarque de Hollanda @CiaLetras







Título: As 29 Poetas Hoje
Autor: Organizado por Buarque de Hollanda
Lançamento: 2021
Estante: Skoob
Páginas: 264
Editora: Companhia das Letras
Comprar: Amazon
Literatura: Nacional
Gênero: Literatura brasileira, poesia
Estrelas: 4/5

Sinopse: Quarenta e cinco anos depois do lançamento de 26 poetas hoje ― antologia que marcou época e se tornou um documento incontornável dos anos 1970 ―, Heloisa Buarque de Hollanda se perguntou: quem está fazendo a poesia agora?
Ao se dar conta da surpreendente presença das mulheres, cada uma com sua dicção e seu estilo, Heloisa reuniu vozes de uma geração pulsante e combativa, que impressiona pela força, pela coragem e pelo talento. As 29 poetas hoje é uma antologia que fala sobre identidade, sexo, amor, fúria, política e o Brasil de agora.

Participam: Adelaide Ivánova; Maria Isabel Iorio; Ana Carolina Assis; Elizandra Souza; Renata Machado Tupinambá; Bruna Mitrano; Rita Isadora Pessoa; Ana Fainguelernt; Luz Ribeiro; Danielle Magalhães; Catarina Lins; Érica Zíngano; Jarid Arraes; Luna Vitrolira; Mel Duarte; Liv Lagerblad; Marília Floôr Kosby; Luiza Romão; Raissa Éris Grimm Cabral; Cecília Floresta; Natasha Felix; Nina Rizzi; Stephanie Borges; Regina Azevedo; Valeska Torres; Bell Puã; Yasmin Nigri; Dinha; Marcia Mura


*Obra lida em uma cópia antecipada cedida pela Editora Cia da Letras e NetGalley*

As 29 poetas hoje é uma coletânea de poemas escritos por mulheres, organizado por Heloisa Buarque de Hollanda.

Bem, nunca fiz resenha de coletânea de poemas. Então possuo um pouco de dificuldade de me expressar. Na verdade, não sei nem por onde começar. rs

Nunca tive muito contato com poemas. O contato veio mesmo depois que entrei para faculdade e cursei uma disciplina chamada Introdução aos estudos literários. Nessa cadeira, descobri a riqueza desse veículo de comunicação e expressão: a poesia.

Desde então, venho nutrindo curiosidade para me inserir no mundo dos poemas. Quando surgiu a oportunidade de ler esse livro com poemas escritos exclusivamente por mulheres eu pensei: “esse é o momento”.

“uma mulher sobre outra mulher

não é preliminar é pré

histórico”

Gente, as autoras desses textos sabem muito bem fazer com que passemos as horas seguintes a leitura de cada poema, refletindo a respeito. Alguns deles são um tapa na cara de toda a sociedade em que vimemos e, até mesmo, em nossas próprias.

“[…] um aviso: quanto mais retinto o menino
mais fácil de ser extinto
seus centímetros não suportam 9 milímetros
porque esses menino
esses menino sentem metros”

De início, pensei que leria só alguns textos por dia, ir com calma já que não estou tão acostumado com esse tipo de literatura. Porém, para minha surpresa, acabei terminando em poucos dias.

Minha avaliação foi de 4 estrelas, só não dei um pouco mais pois houveram alguns poemas que não consegui entender, por mais que eles tenham gerado muitas discussões e reflexões com meu irmão e cunhada sobre o que se trataria. No geral, gostei muito da leitura.

Crigor Gaspar

Crigor Gaspar

Oi você! Meu nome é Crigor. Sim, por causa do cantor rs. Sou estudante de Biblioteconomia, moro numa cidade litorânea localizada no sul do Rio Grande do Sul e, desde sempre, sou apaixonado por livros. Tenho como sonho e meta de vida incentivar a leitura ao máximo. Então, seja bem-vindo!

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Agenda

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Parceiros