Resenha #406 Como remover um presidente – Rafael Mafei #EditoraZahar

Resenha #406 Como remover um presidente – Rafael Mafei #EditoraZahar






Título: Como remover um presidente
Autor: Rafael Mafei
Lançamento: 2021
Estante: Skoob
Páginas: 450
Editora: Cia das Letras | Selo Zahar
Comprar: Amazon
Literatura: Brasileira
Gênero: Não Ficção, Política
Estrelas: 4,5/5

O mais completo e aprofundado estudo das dimensões políticas e jurídicas do impeachment e sua aplicação na experiência brasileira.

Desde os anos 1990, quando a América Latina se livrou de seus vários regimes autoritários, raramente o continente viveu um ano sem um impeachment consumado, ou ao menos a ameaça séria de um. Só no Brasil, houve mais de 250 denúncias de crime de responsabilidade e o afastamento de dois presidentes.
Em Como remover um presidente , o jurista Rafael Mafei reconstitui o desenvolvimento histórico do impeachment ― seu surgimento na Inglaterra, importância para a Constituição americana e utilização no Brasil ―, para então examinar a fundo não apenas os casos de Collor e Dilma, que marcaram o país na redemocratização, mas também as tentativas contra Vargas, FHC, Lula e Bolsonaro.
Neste livro fundamental e urgente ― e que já nasce clássico ―, Mafei lança nova luz sobre os elementos que podem evitar que nossa democracia esteja sob permanente ameaça de quarteladas ou parlamentadas, ou condenada a sucumbir quando um tirano vença uma eleição.

Olá! Como vocês estão? Eu estou na correria, mas, apesar disso, não poderia deixar de falar para vocês sobre um livro maravilhoso da Editora Zahar: Como remover um presidente. Nós ultimamente, passamos por momentos delicados na política brasileira, então, nada melhor que um livro que explica um pouco sobre a teoria, história e prática do impeachment no Brasil, para sanar dúvidas.

Ao iniciamos o livro, descobrimos um pouco da motivação do autor a escrever este livro. Seguindo a linha, tomamos um capítulo inteiro sobre a história da palavra que gera dúvida nos brasileiros. Criada na Inglaterra, durante o medievo, o impeachment, caiu em desuso por mais de um século a partir dos anos 1500. Contudo, ele ressurgiu após um tempo turbulento na Inglaterra. 

Rafael Mafei, explica também sobre os fundamentos do impeachment na Constituição dos EUA e que ele era muito usado nas colônias americanas. Mafei nos faz embarcar totalmente na história que deu origem a esse acontecimento legislativo e judiciário, e como chegou aqui ao Brasil pouco mais de duas décadas depois em nossa república em 1891.

O autor passa pela história dos 21 anos da ditadura brasileira, então faz observações a respeito do nosso primeiro presidente eleito pelo povo: Fernando Collor de Mello, que se você não o conhece, provavelmente seus pais, sim. O autor circula pelo ano de 1990 contando sobre a posse de Collor, na qual ocorreu num momento precário do Brasil. O antigo caçador (Collor) de marajás (corruptos), lançou um plano que, por conseguinte, acabou prejudicando e impactando a vida financeira de muitas famílias brasileiras. Rafael Mafei, discorre de modo confiante sobre essa parte da história, até o impeachment de Collor, em 1992.

Para quem ama história, e tem curiosidade para saber mais sobre “Como remover um presidente” é muito interessante ler este livro. E digo, as informações passadas, nos surpreendem com os detalhes no qual vão a escândalos e absurdos. Não só entendemos a história do nascimento deste poder legislativo e judiciário, como também compreendemos o motivo de estarmos assim hoje e o porque não há mudanças. Afirmo também, que este livro é um bom manual político atual.

Leiam este livro e preparem-se para descobrir os problemas brasileiros que vão de 1800 aos dias de hoje. O Brasil é um país lindo e uma terra de horizontes sombrios. Mas, a gente ainda ama (pelo menos eu, as vezes odeio). Cabe a nós, mudarmos a direção do nosso Brasil, pensando em quem melhor nos representa.

Julia Paranhos

Julia Paranhos

Sou uma estudante de jornalismo completamente apaixonada por livros em especial de romance e aventura. Adoro assistir filmes, séries e doramas. Amo demais escrever sobre tudo isto aqui no blog.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Agenda

setembro 2021
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Parceiros