Resenha #410 Não sou uma boa garota – Jessie Ann Foley @FaroEditorial

Resenha #410 Não sou uma boa garota – Jessie Ann Foley @FaroEditorial







Título: Não sou uma boa garota
Autor: Jessie Ann Foley
Lançamento: 2021
Estante: Skoob
Páginas: 256
Editora: Faro Editorial
Comprar: Amazon
Literatura: Estrangeira
Gênero: Young Adult
Estrelas: 4,5/5

Quando tudo está contra você, é hora de fazer algo diferente. Mia Dempsey tem 17 anos, é inteligente, durona, engraçada, mas muitos a veem como uma garota problema! Péssimas notas na escola, bebida alcoólica em excesso, e, num ataque de raiva, resolve dar um soco na madrasta… Essa foi a gota d’água. Mia sabe que passou dos limites, mas nunca imaginou que seu pai tomaria medidas tão drásticas: ela é enviada para um internato distante de qualquer lugar civilizado. Agora, perdida entre dor e revolta, Mia se vê obrigada a olhar para o passado e entender por que fez escolhas tão devastadoras. Esse é o ponto de virada! Ao lado de outras garotas-problema, Mia precisa descobrir o que a estimula à autodestruição, antes que seja tarde. Para isso, terá de lidar com algo que escondeu de todos, um evento que simplesmente tentou esquecer e pode estar por trás de tudo que enfrenta agora. “Este livro pode parecer só um romance de adolescente rebelde, mas mostra, entre tantas coisas, como lidamos com os jovens e o que eles são capazes de fazer quando se sentem acuados.”


**Resenha feita em parceria com a Editora.**

Eu fico lamentando não ter tido a oportunidade de ler esse livro antes. Não que a leitura tenha sido ruim, mas eu queria a experiência de antes. Junto com a expectativa. Não é uma tarefa fácil me entender, às vezes nem eu me entendo.

Quando “Não sou uma boa garota” foi lançado eu não estava com tempo suficiente para concluir uma leitura, fiquei com muitas expectativas, corri das resenha dos meus amigos e demorei um bom tempo para pedir depois que ele foi lançado.

Saber que esse livro tinha referências de Amy Winehouse foi uma das questões que mais me chamou atenção para lê-lo. Eu não esperava o tanto de informação e sentimentos que a leitura iria me trazer.

“Paus e pedras podem quebrar minhas pernas, mas as palavras nunca me machucarão.”

E não, esse não é um livro de autoajuda. Eu diria que é um livro necessário, pode parecer redundância minha de falar que todos os livros ultimamente tem sido necessários, mas o que acaba acontecendo é que existem leituras que deveriam ser obrigatórios, principalmente para os pais.

Acredito eu que o pai de Mia deveria ter lido este livro para entender sua filha, para aprender a respeitar certos limites e trabalhar problemas com conversas e sem resoluções bruscas. Porém, encontra ponto acho que Mia deveria ter lido sua própria história para conseguir se entender, se descobrir e começaram a fazer suas próprias realizações.

Mia tem vários problemas, não são físicos. São problemas que ela mesma procura para si. Acontece que ela não se comunica e as pessoas ao seu redor também não procuram se comunicar com ela, o que a leva ser tão encrenqueira.

Uma adolescente de QI acima da média, com tudo para ser brilhante, é totalmente a outra versão disso. Mia não obedece, não segue regras e abusa dos privilégios que tem.

“Para mim, toda vez que tento dizer sinto muito ou eu te amo, as palavras se dissolvem na minha língua como as filhas de açúcar emocional.”

Em uma dessas “aventuras” ela acaba agredindo sua madrasta e isso leva seu pai a tomar medidas drásticas. Mia é enviada para a Red Oak – um internato para garotas problema.

Mia não somente terá que aprender a lidar com seus problemas, aprender a controlar seus impulsos e sentimentos como também terá que lidar com várias outras experiências vivida pelas outras garotas do internato. Nesse momento, onde ela vai conhecendo novas meninas com problemas até maiores que os seus, é que a vida de Mia passa a ter uma outra perspectiva. Além é claro, dela própria redescobrir outros sentimentos e viver outras experiências.

Eu não quero sua redundante como eu disse acima, e eu não posso ir além do que eu estou falando para resumir essa história. Tudo que eu venha acrescentar pode ser um spoiler.

“Cada garota chega aqui com uma bateria única de problemas.”

A escrita desse livro é muito fluida apesar de estarmos na mente de uma adolescente de 17 anos, eu com a minha idade um pouco mais avançada senti emoções vividas e até o despertar de alguns gatilhos.Talvez a referência de Amy Winehouse no título e em algumas passagens de capítulos seja exatamente a intenção da autora, despertar em nós os mesmos sentimentos e reflexões que deixamos para trás e que hoje são a causa de alguns dos nossos próprios problemas.

Eu, mais uma vez, só posso agradecer a Dea por me incentivar a ler este livro. Agradecer a autora por construir tão intensamente essa história, e a Faro Editorial pelo cuidado, carinho e excelente publicação dessa obra.

“Estou pensando que, desde que cheguei a Red Oak, que não sou como as outras garotas. Veja, eu sou uma ruim normal, e elas são ruins ruins muito ruins.”

Assim como foi comparado anteriormente, eu não vejo nada paralelo entre “Não sou uma boa garota” e “Estúpida promessa“. Vejo uma distinção de sentimentos e reflexões.

Recomendo essa leitura cheia de ensinamentos, mas deixo um alerta de que ele pode ativar alguns gatilhos. Tem a nota de 4,5 estrelas, mas confesso que essa história merece muito mais. Espero que vocês leiam e tirem dele boas reflexões assim como eu tenho feito desde que terminei a leitura.

“Você não se lembra do que me disse no enterro da mamãe? Eu tinha só três anos, e eu ainda me lembrava.”

Mazinha

Mazinha

Sou Mazinha, minha idade não importa, né? A alma é eterna KKKKK’ Moro em uma cidadezinha inexistente no mapa, sou viciada em Crepúsculo e todas as fanfics baseada nele, o que não quer dizer que a SM seja a minha autora da vida. Amo Romances e tenho me aventurado nos thrillers e segundo a Dani Fernandes eu adoro romance hot, só que nunca confirmei isso! Comecei a ler com 10 anos (vocês que lutem para fazer cálculos, eu sou de humanas).

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Agenda

outubro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Parceiros