Resenha #277 A Guerra dos Tronos – George R. R. Martin @leyabrasil

Título: A Guerra dos Tronos (Crônicas do Gelo e Fogo #1)
Autor: George R. R. Martin
Lançamento: 2015 (dessa edição, a primeira publicação foi 1996)
Estante: Skoob
Páginas: 592
Editora: LeYa Brasil
Comprar: Amazon
Literatura: Internacional
Gênero: Fantasia, Aventura
Estrelas: 4/5

Em A guerra dos tronos, o primeiro livro da aclamada série As crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martin cria uma verdadeira obra de arte, trazendo o melhor que o gênero pode oferecer. Mistério, intriga, romance e aventura alternam-se nas páginas deste livro, agora também um seriado de sucesso da HBO! A guerra dos tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o anel. – SF Reviews De um dos maiores mestres da fantasia surge um épico magistral, poderoso como você jamais viu. A Guerra dos Tronos Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertencem. Dos lugares onde o frio é brutal até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, cavaleiros e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos.

Confesso que demorei muito tempo para fazer essa resenha por causa da complexidade desse livro. Apesar de ser um livro maravilhoso, que nos deixa curiosos e sedentos por lê-lo mais e mais, até chegar ao final do livro, estamos falando de um calhamaço.

A Guerra dos Tronos, primeiro livro da série Gelo e Fogo se trata de uma história que passa na época medieval, com vários reinos, guerras, vingança, conspirações, lealdade, entre outras coisas.

O livro se inicia com a chegada do rei dos sete reinos, Robert Baratheon, em Winterfel. Sua visita acontece devido a morte da mão do rei. Uma espécie de Vice-Presidente, que tem a missão de ajudar o rei a governar.

John Arryn morreu de causas naturais, deixando o próprio rei e seu amigo Eddard Stark, que tem o carinhoso apelido de Ned, desolados. Afinal, a Mão era como se fosse um pai para eles.

Além de querer rever o amigo, Robert também deseja oferecer o cargo vago para Ned. No entanto, ele não tem nenhuma pretensão de sair do lado de seus filhos e sua esposa, Catelyn.

Mas uma carta escrita pela irmã de Catelyn e entregue a ela, muda toda a mentalidade do casal Stark. Na carta, havia uma acusação terrível: John Arryn havia sido assassinado, por ninguém menos do que a esposa do rei.

É aí que Ned deseja fazer o certo e honrar as pessoas que ama. Sendo assim, ele decide ser a nova Mão do rei para descobrir o que realmente aconteceu com seu amado “pai” e proteger seu querido amigo Robert.

Em uma das histórias paralelas, veremos os irmãos Viserys e Daenerys Targaryen. Eles querem vingança contra o rei Robert, pois eram eles que deveriam estar no trono.

O plano que Viserys possui para retomar o poder, é se aliando com pessoas fortes e que tenham dinheiro. Sendo assim, ele está arranjando um casamento para sua irmã com um Dothraki.

Nessa história também há uma grande muralha feita de gelo e magia. Foi construída a milhares de anos atrás com o intuito de proteger os reinos dos Outros, criaturas feitas de gelo que matam os seres humanos.

Mas há tempos que os Outros não são vistos. Por isso que muitos pensam que eles não existem mais.

Na Muralha, ficam homens que são bastardos, que cometeram crimes, entre outros. Após fazer o juramento, eles se tornam os homens que vestem negro. E não podem mais sair da Muralha. Quem for pego tentando fugir é morto por traição.

A história nos pega de um jeito nos deixando sempre muito curiosos com o que poderá vir a seguir.

O livro é contato em terceira pessoa e com pontos de vista. O que é legal para entendermos a maneira que as pessoas conseguem ver o que se passa ao seu redor.

Me interessei em ler a série de livros assim que assisti a primeira temporada da série de TV, que estava com sua quinta temporada passando no canal HBO.

Logo me encantei e comprei os cinco livros da Guerra dos Tronos. Mas não consegui ler nessa época. Primeiro por ser um livro gigante e ser muito pesado para eu levar para os lugares. Segundo porque estava fissurada na série de TV. Mas meu interesse pelos livros voltou, logo quando a HBO finalizou com a série de TV.

Demorei uns dois meses para finalizar o livro, pois eu não tinha muito tempo para lê-lo. Muitas pessoas lêem mais rápido do que isso, chegando até mesmo a finalizar a leitura em 15 dias. Mas outras pessoas podem demorar até mais tempo do que demorei.

Não se preocupem em estar demorando para finalizar o livro. É uma leitura demorada mesmo e que precisa de muita atenção. Mas sugiro a todos que gostam desse mundo de fantasia a lerem esse incrível livro. Vocês vão amar.

Pretendo iniciar a leitura do segundo livro ainda este mês, ou início do próximo. Quando finalizar, venho contar para vocês minha experiência na continuação da série.

Se você já leu, o que te motivou a começar? Se ainda não leu, o que está esperando para começar?

Beijos e até mais.

Dani Fernandes

Dani Fernandes

Tenho 25 anos, sou estudante de Sistemas de Informação, mas amo o mundo do literário. Sou apaixonada por romances, mas ando me aventurando nas fantasias e suspenses.

Leia também

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Arquivos