Resenha #346 O Conde Sovina – Moira Bianchi, Lucy Dib #PitangusEditorial

Resenha # O Conde Sovina – Moira Bianchi, Lucy Dib #PitangusEditorial







Título: O Conde Sovina (Lordes Imperfeitos)
Autor: Moira Bianchi, Lucy Dib
Lançamento: 2020
Estante: Skoob
Páginas: 166
Editora: Pitangus Editorial
Comprar: Amazon
Literatura: Brasileira
Gênero: Romance de época
Estrelas: 4/5

Sinopse: Ruby Bradley está longe de ser uma jovem comum. Apesar dos entraves da sociedade, ela consegue se envolver de alguma forma nos negócios da família – mesmo que a contragosto do pai e do irmão. Estar envolvida na loja de pianos, poder dar aulas de música e aguardar pela volta de seu prometido que está na guerra, esse é o limite que uma moça de família pode desejar sem ser taxada de desonrada.
Evan O’Sullivan, o conde de Itsdale, é um homem com um passado difícil, que não se envolve nas graças das jovens londrinas, afinal ele precisa zelar por sua fortuna e título, e não tem tempo para tolices como namoricos. Até que ele coloca seus olhos em Ruby Bradley, e seus planos vão por água abaixo.

A Pitangus Editorial inicia neste mês a publicação da série “Lordes Imperfeitos”, das autoras Lucy Dib e Moira Bianchi. O primeiro livro da série, “O conde Sovina”, foi escrito por Moira e vai nos levar a Londres do século XIX e nos fazer suspirar com um romance austeniano simplesmente encantador.

Ruby não estava procurando um pretendente, ela já tinha um, a quilômetros e quilômetros de distância mar afora. Ela se contentava em ajudar o pai com a loja e de pianos e ministrar aulas como parte do acordo de venda dos instrumentos. Essa era uma pequena liberdade que Ruby agarrava com unhas e dentes. Mas sua vida muda quando o conde de Itsdale resolve lhe fazer uma proposta inusitada: ajuda-lo na tutoria de duas crianças francesas que passarão o verão em sua propriedade.
Num primeiro momento Ruby resiste, afinal ela não é uma criada, que disparate. Mas obrigada pelo pai, ela vai entrar nesse acordo, e descobrir que afinal de contas o amor pode estar mais perto do que ela pensa – apesar desse conde ser extremamente mão de vaca e ela ter que virar-se com duas crianças sem nem um vintém.

Um romance delicioso e delicado, que vai encantar o coração dos leitores, fazendo-os suspirar e torcer pela felicidade de Ruby a cada virar de páginas. Bailes glamorosos, Londres vitoriana, cartas de amor, intrigas, um cenário perfeito para os amantes de romance e de Jane Austen.

*Resenha feita em parceria com a editora.*

O Conde Sovina é o primeiro volume da série Lordes Imperfeitos, escrito por Moira Bianchi e Lucy Dib.

O livro tem como primeira protagonista Gertrude Bradley, também conhecida como Ruby, moça simples vinda de família de comerciantes. Seu pai e irmão possuem uma loja de instrumentos musicais onde Ruby os auxilia instruindo jovens moças a como lidar com os instrumentos adquiridos.

O segundo protagonista chama-se Evan O’Sullivan, homem de origem humilde, vindo da Irlanda após inesperadamente receber o título de conde de Itsdale. Título este oriundo de uma herança que recebeu de um familiar que nem ele mesmo sabia que existia. Por ter um passado difícil, Evan se tornou uma pessoa extremamente avarenta, onde inclusive, foge das mulheres que estão à procura de um pretendente para fugir de gastos desnecessários.

Após se conhecerem em um evento organizado pela mãe de uma das moças que Ruby instrui, Evan convida Gertrude para um jantar na noite seguinte. O que ela não imaginava, seria que o mesmo pretendia fazer-lhe uma proposta inusitada: ser preceptora dos dois filhos de seu primo que estavam vindo da França passa passar o verão em Londres.

Ruby, por não ser uma serviçal, se sente ofendida com a proposta e acaba por recusar. Porem, o conde de Itsdale não iria perder a oportunidade de tela como preceptora de seus primos, já que a mesma parecia ser uma mulher econômica. Então, foi em encontro com o pai da moça e a permutou por um piano e publicidade para o negócio da família.

– Eu decidi. – Sr. Bradley gesticulou indicando finalidade. – Parem de achar defeitos no Conde de Itsdale. Sua boa opinião generosamente espalhada servirá bem a nosso favor e é dele a proteção de Gertrude, deverá me devolver a filha perfeita que lhe apresento.

– E em troca? – Ruby respira ofegante, incrédula.

– Uma permuta em vários termos. Ficaremos com o Broadwood de Bethoven e ele receberá um dos nossos pagando somente o seguro, faremos publicidade, teremos lucros com certeza.

A partir do dia seguinte, Srta. Bradley passa a morar com o Conde em sua mansão. Onde se encontra, contra sua vontade, no papel de acompanhante das duas crianças.

A leitura flui de forma muito fácil, mesmo existindo termos originários de outros idiomas como: Cravat, Ton e Peignoir. O lado positivo é a presença de um glossário no final do livro, porém só descobri da existência do mesmo quando finalizei a leitura. Acredito que o texto seria melhor aproveitado se houvesse notas de rodapé quando utilizados termos que não são de conhecimento popular. Apesar disso, a experiência que a obra proporciona não deixa de ser divertida, contendo tiradas que me fizeram gargalhar.

– Oh! – Ruby recolheu as mãos e se virou em um pinote. – Perdão, Milorde. – Quicou em uma mesura. – Seu instrumento, um pianoforte Broadwood de seis oitavas, é maravilhoso. Não resisti, perdão. – Ela sabia que seu rosto estava mais corado que seus lábios, pois o sentia arder em chamas.

– É minha convidada, por favor! – Evan gesticulou ainda sorrindo.

– Me parece similar ao Beethoven possuiu.

– Esse é o surdo?

Ela viu graça no comentário. – O gênio, Milorde!

Minha classificação foi de 4 estrelas, não foi mais alta por achar que poderia existir alguns capítulos dedicados a vida do Conde antes de receber sua herança. Se você chegou até aqui, muito obrigado! Até breve!

Crigor Gaspar

Crigor Gaspar

Oi você! Meu nome é Crigor. Sim, por causa do cantor rs. Sou estudante de Biblioteconomia, moro numa cidade litorânea localizada no sul do Rio Grande do Sul e, desde sempre, sou apaixonado por livros. Tenho como sonho e meta de vida incentivar a leitura ao máximo. Então, seja bem-vindo!

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Agenda

outubro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Parceiros