Resenha #408 De Olho Nela – Kate Stayman-London @editoraparalela @cialetras

Bea é uma blogueira em crescente fama. Ela dedica seus posts a moda plus size, mostrando sempre o seu amor próprio e também suas inseguranças. #somostodasBea
0 Shares
0
0
2
Resenha #408 De Olho Nela – Kate Stayman-London @editoraparalela @cialetras







Título: De Olho Nela
Autor: Kate Stayman-London
Lançamento: 2021
Estante: Skoob
Páginas: 384
Editora: Cia das Letras | Selo Paralela
Comprar: Amazon
Literatura: Estrangeira
Gênero: Romance
Estrelas: 4/5

Sinopse: Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus size que tem amigos maravilhosos, uma família dedicada, uma legião de seguidores… e um coração partido. Para se distrair, toda semana ela acompanha o viciante reality show É Pra Casar, em que uma pessoa busca o amor verdadeiro entre vinte belos pretendentes.
Justo quando Bea desiste de vez de procurar pelo amor, ela recebe uma proposta intrigante: É Pra Casar quer que ela seja a próxima estrela do programa. Bea concorda, mas com uma condição: ela não vai se apaixonar de jeito nenhum. O que ela quer é dar mais visibilidade para sua carreira e para outras mulheres plus size, inspirando pessoas no país inteiro a se aceitarem.
Mas, quando as câmeras começam a rodar, ela percebe que as coisas serão mais complicadas do que ela esperava… Em uma narrativa montada a partir de tweets, roteiros e blogs de fofocas, Kate Stayman-London nos convida a mergulhar no mundo incrivelmente real de Bea.

Amazon


**Resenha feita em parceria com o Time de Leitores da Editora Companhia das Letras, exemplar cedido pelo Netgalley**

Bea é uma blogueira em crescente fama. Ela dedica seus posts a moda plus size, mostrando sempre o seu amor próprio e também suas inseguranças. #somostodasBea

Em um encontro promovido pelo acaso, essa mulher maravilhosa se reencontra com seu antigo amor de infância. Sim, eles começaram a interagir e isso acaba reacendendo as esperanças de Bea.

“Existem muitos homens por aí que dão uma importância tremenda para magreza das mulheres. Para alguns, é a única coisa que importa. Comissionou esse valor como pessoa pudesse ser medido com uma fita métrica em torno da cintura.”

E nesse meio tempo, ela acaba achando que as coisas vão dar certo, o que não acontece. Já que Ray estava de casamento mercado e de uma hora para outra desaparece outra vez.

Frustrada e desesperançosa novamente, Bea se distrai com com um reality show bastante conveniente ao seu momento.

“Então você não tem namorado?
E passar os únicos quinze segundos de tempo livre que eu tenho lidando com os sentimentos de um homem que deveria fazer isso sozinho, pra começo de conversar? Ah, não mesmo.”

É Pra Casar” é o nome do programa semanal onde um protagonista, seja homem ou mulher, encontra com 25 pretendentes escolhidos pela produção do programa. Isso vai acontecendo até que um pretendente seja o escolhido para se relacionar e até noivar. Não que todos os casais cheguem muito além do noivado, apesar de haver relatos de alguns casamentos.

Bom, eis que Bea resolve participar do programa, mesmo achando que de nada adiantará sua participação. É nesse processo, enfrentando situações constrangedoras de bullying e críticas nada construtivas, que as coisas começam a tomar um rumo inesperado.

“Eu acho que muitas mulheres plus size se sentem assim no dia a dia. Para nós, uma coisa simples como postar uma selfie com o look do dia é um ato político.”

Bea pretendia falar de diversidade e deslanchar sua carreira, ao contrário disso, ela se enfrenta, sai da sua zona de conforto e fica cara a cara com seus “esqueletos do armário”…

Confesso que essa leitura mexeu um pouco comigo, afinal, nós mulheres temos nossos gatilhos. De Olho Nela é um livro baseado/inspirado em um reality internacional e famoso. Nele acontecem realmente esses encontros. O que é mais perturbador e ao mesmo tempo viciante.

“Ela é uma blogueira de moda que pensa em nós, mulheres, temos que gastar nosso tempo e nosso dinheiro nos embelezando de acordo com os padrões exigidos pelo olhar masculino.”

A gente pode perceber, através dessa ficção muito bem elaborada, o quanto o ser humano é vulnerável mesmo sendo ou achando ser bem resolvido consigo mesmo.

Bea é excepcional! Corajosa, inspiradora, divertida, insegura e outros afins que a faz ser uma mulher tão real quanto nós. Eu me vi sendo amiga íntima de Bea. A Kate fez comparativos reais dos preconceitos, críticas e outras agressões.

“Mas o amor é cego, e os amantes não conseguem ver as tolices que cometem. Você pode passar a vida inteira sem se magoar e nunca ser feliz. Se é isso que você quer.”

De Olho Nela é um livro necessário. Não que ativar gatilhos como: gordofibia, bullying e outras questões tratadas no livro sejam legais. Porém, nós mulheres precisamos aprender a nos posicionar, a não permitir que quem somos vire “piada de mal gosto” e principalmente que nossos sentimentos não estão a venda.

Obrigada editora Paralela, Companhia das Letras e Netgalley pela oportunidade de desfrutar de um livro tão intenso e especial.

“Muita gente pensa que a fama torna a vida mais fácil. – comentou Lauren. – mas todo mundo que já esteve no centro das atenções sabe como é complicado. As pessoas projetam as próprias inseguranças em você – principalmente os homens, aqueles botinhas de autoestima frágil.”

Vocês devem ler essa obra! Sem ou com grandes expectativas. Classificado com 4 estrelas porque é a nota perfeita. Uma leitura cheia de frenesi e reviravoltas de emoções.

2 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *