Bolo de Limão com sementes de papoula – Cristina Campos @FaroEditorial Resenha #431

“Bolo de limão com sementes de papoula” é uma história linda e emocinante que mostra todas as facetas do destino.
0 Shares
0
0
3
Bolo de Limão com sementes de papoula – Cristina Campos @FaroEditorial Resenha #431

 

Título: Bolo de limão com sementes de papoula.
Autor: Cristina Campos
Lançamento: Outubro de 2022
Estante: Skoob
Páginas: 288
Editora: Faro Editorial
Comprar: Amazon
Literatura: Espanhola
Gênero: Drama Familiar
Estrelas: 4.5/5 

 

Sinopse

Esta é uma emocionante história sobre amizade, maternidade, segredos e receitas esquecidas. Mas, especialmente, sobre mulheres que, já adultas, decidem trilhar novos caminhos. Em uma pequena cidade da Espanha, duas irmãs que se distanciaram ainda na adolescência, são obrigadas a se reencontrar, depois que recebem uma herança deixada para ambas por uma senhora da qual nenhuma delas têm lembrança. Tantos anos separadas, elas agora são como duas estranhas, que pouco sabem o que se passou em mais de uma década com a outra. Anna está casada com um homem que não ama mais. Marina trabalha como médica em ONGs humanitárias e populações vulneráveis. Nesse inesperado reencontro, elas buscam descobrir o que há por trás dessa misteriosa herança, mas terão de enfrentar antigos conflitos familiares se quiserem recuperar os anos perdidos. 

Bolo de limão com sementes de papoula é o primeiro romance de Cristina Campos. O livro rapidamente se tornou best-seller, com mais de 300 mil cópias vendidas ao redor do mundo, e foi traduzido para vários idiomas. A adaptação cinematográfica veio pouco tempo depois, sob roteiro e direção de Benito Zambrano, vencedor de cinco prêmios Goya de Cinema. “Quando eu li, eu me emocionei muito, e isso é o mais importante para mim: encontrar uma história cheia de sentimentos, que comove e prende a atenção. É um enredo muito bem contado, em que as personagens são o centro da história. Também aborda situações contemporâneas: o relacionamento amoroso entre uma mulher mais velha e um homem mais novo, adoção, família, irmandade, mulheres corajosas e voluntariado.” Benito Zambrano, em entrevista à Revista Variety

Bolo de limão com sementes de papoula é uma história linda e emocinante que mostra todas as facetas do destino.

Mathias olhou para Marina. Ele a conhecia tão bem e sabia que, mesmo que ficasse em silêncio, deveria abraça-la. E, apesar de não concordar com nada do que ela disse, abraçou-a.

Sobre a história

Marina e Anna eram irmãs muito próximas, porém, ainda na adolescencia foram separadas porque Marina foi enviada para estudar nos Estados Unidos, enquanto Anna permaneceu com a sua família. Quando elas, por um breve momento se encontraram, um briga sem sentido as afastou quase permanentemente. Muitos anos se passaram.

A herença de Molí, uma senhora desconhecida pelas irmãs, chegou de forma inesperada e num momento oportuno. Anna estava falida pois seu marido além de escroto, infiel e desonesto, era péssimo nos negócios e caiu no papo de sua amante gringa. A herança era de um valor considerável e ajudaria a quitar boa parte das dívidas da família.

Marina não estava preocupada com o dinheiro, acostumada a trabalhar em condições difíceis como médica no MSF (médicos sem fronteiras), morando em tendas e ajudando a salvar a vida de pessoas na miséria, vivia com o mínimo necessário. Entretanto, a curiosade por essa mulher misteriosa e seus motivos para deixar todos os seus bens para duas estranhas, fez Marina repensar os planos de vender os bens herdados – uma casa com uma padaria e um moinho.

Decidida a descobrir o motivo de tudo isso, Marina muda o rumo de sua vida e mergulha de cabeça na história de Molí. Uma decisão ousada, pois coloca em risco seu trabalho e seu relacionamento com Mathias, que é seu namorado e também médico do MSF.

Anna fica feliz por finalmente poder rever sua irmã mais nova, Marina. Ela tem passado por momentos difíceis em seu lar, pois seu marido parece um estranho para ela e sua filha adolescente parece nunca estar de bom humor.

Ela aprendeu com sua mãe a ser a “esposa perfeita”, concordar com tudo e aceitar tudo, acreditando que assim seria feliz. Ledo engano, afinal, tudo a sua volta está desmoronando. Mas assuntos mal resolvidos do passados voltam como um furacão para a sua realidade e apesar de assustador, uma luz brilha no fim do túnel. É uma pena que nesta flor havia espinhos.

Minha opinião

Bolo de limão com sementes de papoula é o primeiro romance da Cristina Campos e eu mal posso acreditar nisso. Tão sensível e me provocou tantos sentimentos. Eu dei risada, sofri, fiquei com o coração quentinho e também despedaçado.

O livro já começa com um baque, senti o clima e me preparei, mas foram tantas surpresas. Estou acostumada a romances fofinhos e queria ler algo mais dramatico para intercalar. “Bolo de limão” foi um tiro certo.

Marina é o tipo de pessoa que admiro, tão corajosa e amorosa. Apesar de suas imperfeições e medos ela seguia em frente o caminho que seu coração guiava. Uma guerreira. Seu namorado Mathias, eu me apaixonei totalmente, tão perfeito. O relacionamento deles era tão maduro, mesmo com todos os altos e baixos, que todo relacionamento tem, eles encontravam um jeito de ficar juntos, sempre lutando lado a lado.

Anna era o oposto de sua irmã. Uma princesa bem mimada pelos seus pais. Medrosa de mais para ousar desobecer alguém. Seu medo a fez perder coisas valiosas. Mas a vida deu uma rasteira nesta mulher que me fez tremer. Ela cresceu muito ao longo da história. Foi pela Anna que lágrimas teimosas insistiram em vir no momento da leitura.

Tantos personagens surgiram e cada um teve sua importancia, os amigos que Marina fez no vilarejo, Antonio que era o verdadeiro amor de Anna, tem até uma doguinha fofa. A filha de Anna que no começo eu achava uma chata típica adolescente rebelde, foi mudando também e se encontrando. Todos personagens – exceto o idiota do marido da Anna – teve meu apreço. E claro, uma menção honrosa a Naomi, a baby etíope fofinha.

Considerações finais

O livro tem apenas 8 capítulos, que são bem longos, mas com várias divisões. Em cada um tem uma receita, que está totalmente relacionada aos fatos que ocorrem nas páginas seguintes. A edição é perfeita, dispensa comentários.

Ele foi adaptado para o cinema mas infelizmente não chegou ao Brasil. Mesmo assim pretendo assisti-lo e, se eu conseguir compreender com o meu portunhol, faço um post sobre.

Recomendo de mais para todo mundo! Depois da leitura te aconselho ler algo mais leve como Imperfeitos da Chistina Lauren, temos resenha aqui no blog.

3 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *